MELANCOLIA

Texto e imagem: Andrea Giovanna

Cada um de nós tem vivido suas dores e dificuldades, que se não encaradas e tratadas como devem ser, podem virar uma depressão. Na maioria das vezes o acompanhamento de psiquiatra e psicológico se faz necessário, o que é muito bom e importante para cada caso. São emoções e sentimentos que chegam a doer fisicamente. Eu já senti, e às vezes ainda sinto essa dor, mas, não me deixo abater.

Outro dia me perguntaram o que faço. Então vamos lá: principalmente nesses momentos busco uma conexão com a natureza, contemplo o mar ou o verde, faço uma caminhada observando as belezas ao meu redor e as pessoas. Faço exercícios de respiração: ao inspirar penso que a energia vai passar por todo meu corpo e ao expirar peço a Deus que tudo que está me fazendo mal saia e se renove através de uma nova inspiração. Me conecto diariamente com minha espiritualidade, alimentando a fé com orações. Inicio meu dia com o exercício da gratidão, agradecendo tudo que tenho, o que não tenho, o que ainda irei ter, e os problemas que são professores nessa nossa jornada.

Mesmo nos dias mais tristes, e principalmente nesses, me visto com meu melhor sorriso, pois é fácil ser alegre e sorridente quando tudo está bem, mas é um exercício quando não está. Já ouvi algumas vezes que para mim é fácil porque estou sempre sorrindo, e sim, talvez seja essa uma das respostas, tento trazer leveza para minha vida e das pessoas e acredito que o sorriso tem essa capacidade de iluminar. Então, essas são apenas algumas sugestões do que eu faço, de pequenas coisas que procuro colocar no meu dia a dia para trazer um pouco de leveza e transmutar a melancolia em paz, serenidade e bem estar. E você, o que faz em momentos assim?

Comentários

  1. De Rita Marly:
    Oi prima!
    Que bonito!
    Obrigada por compartilhar suas palavras luminosas ❤️

    ResponderExcluir
  2. De Dione:
    Muito bom amiga!!!
    Não podemos deixar a melancolia nos dominar...
    😘🙂✨️🩵🩵👏🏽👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir
  3. De Patrícia Ramanauska:
    Acabei de ver no insta .
    Texto maravilhoso!!!!!!!!
    Como sempre né❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  4. De Carlos Tinoco:
    “ E quando vejo o mar
    Existe algo que diz
    Que a vida continua
    E se entregar é uma bobagem…”

    ResponderExcluir
  5. De Jurema Seara:
    Boa noite minha amiga, li esse texto e adorei 👏 ele demonstra bem como você é ❤️
    Beijos para a minha amiga de sorriso farto e acolhedor.

    ResponderExcluir
  6. De Cristina Labronice:
    Linda amiga, lindo testemunho!!!

    ResponderExcluir
  7. De Maria Seixas:
    Linda! 🥰
    Vc sempre foi um exemplo de alto astral e de uma boa amiga. Obrigada por compartilhar um pouco do que fazer p ficarmos bem! Sim, é um exercício diário, só temos que praticar!😊🌹😘

    ResponderExcluir
  8. De Neiva Seara:
    Caramba!!!, já te falei que sou fanzona de teus textos?
    E como você é bonita, lindona mesmo viu .bjus

    ResponderExcluir
  9. De Marta Fam. :
    Andréia! Que bacana essa reflexão!
    Já senti algumas vezes essa tristeza que dói fisicamente e não fiz nenhum movimento proposital para que ela passasse...mas quando vc consegue superá-la adquire uma capacidade extraordinária de não sofrer por qualquer coisa!!!
    🌸🥰

    ResponderExcluir
  10. De Wandinha:
    Isto é o que eu chamo de MATURIDADE! 🥰❤️

    ResponderExcluir
  11. De Cláudia de Santos:
    Excelente sua crônica! Vc não apenas ressalta um problema sério que pode vir a se tornar qdo não combatemos a melancolia , como também nos oferece dicas de como reverte -la sem fugir do enfrentamento do problema originário dela! 🤜🏼🤛🏾
    Vou experimentar as suas táticas que ainda não faço! 👍🏼 e concordo qdo vc diz que o sorriso sincero 🤩num momento oportuno, ilumina e energiza tudo ,trazendo leveza , novas ideias 😀 💡

    *O que faço nesses momentos?*
    Me conecto com o Universo, faço hoponopono , foco no trabalho e na limpeza da minha casa, dos armários e cx de msgs .

    Agora vou focar mais em me cuidar e me presentear com bons momentos . 👍🏼

    Bjs 😘 pra minha cronista favorita ❤️

    ResponderExcluir
  12. De Alba Seara:
    Vc é inspiração pra tanta gente Andrea...fiz parte da seara por longos anos!
    Moro em Maceió!! Mantenho contato com muitos seareiros até hoje!
    Um dia voltarei ...
    Vc é exemplo...com suas mensagens lindas e que tocam os nossos corações...
    Gratidão Andrea!!🙏💛🙏😘

    ResponderExcluir
  13. De Márcia Verinha:
    Nessa hora precisamos nos reinventar, e nem sempre é fácil, precisamos das mãos de Deus nos guiando e tentarmos nesse momento de dor achar a melhor solução

    ResponderExcluir
  14. De Fred:
    Eu não faço procedimentos tão perfeito como os seus,mas são semelhantes.
    Esse é o caminho.
    O texto é uma aula de ações comportamentais que podem resolver os dias de tristeza e mal estar. Certamente devem ser praticadas por todos. Creio que ajudará muito.
    Abraço

    ResponderExcluir
  15. De Aparecida:
    Adorei esse método de inspiração e expiração….. e essas pedidos que são feitos no decorrer deles….
    Vou começar a usá-los no meu dia a dia!
    Muito obrigada amiga!!!
    Bjs e fique com Deus !

    ResponderExcluir
  16. De Fátima Cabral:
    Sempre ótimas e inspiradoras reflexôes. ❤️😘😘🌹

    ResponderExcluir
  17. De Eloá:
    Muito bom!! 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  18. Bom dia de Paz, querida amiga Giovana!
    Uma conexão com a natureza gera Paz de espírito profunda.
    Passei todo final de semana entre o verde e o azul. Não tem coisa melhor para nossa serenidade.
    A natureza nos integra.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida, que gostoso essa oportunidade de relaxar e se conectar. Obrigada, bjsss

      Excluir
  19. Muito bela a sua maneira de enfrentar as dificuldades de cada dia.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  20. De Luiza Márcia:
    Bom Dia Amiga Querida! 🌷🌷
    Muito lindo e verdadeiro tudo que escreveu de forma tão amável. Gostei ! 👏👏 Saudades!
    Ótima semana ! Fique com Deus! Bjsss 😘

    ResponderExcluir
  21. De Patrícia Médice:
    Sempre antenada não é minha amiga querida! ❤️❤️❤️❤️ Não consigo te ver triste.

    ResponderExcluir
  22. De Jaque Machado:
    Bom dia, querida!
    Que continuemos assim!

    Ótima semana cheia de sorrisos!
    🌻🌻☀️☀️😘😘

    ResponderExcluir
  23. De Gilda Carvalho:
    Lindo texto querida 💗
    Com reflexões muito pertinentes 🙏🏻
    Dicas muito úteis, as quais também sigo, além de ler, ouvir palestras, sair com amigos e também procurar em mim, minha centelha divina, fonte de Amor, em meu interior.
    O auto amor, o auto respeito e o auto cuidado são muito importantes nessa nossa jornada, nesse planetinho repleto de desafios.

    Obrigada pelas reflexões que estimularam as minhas
    Beijo carinhoso 😘😘🥰

    ResponderExcluir
  24. Perfeito texto! Acho que é bem isso, oração, gratidão, reflexão. A maioria das pessoas têm mania de materiakuzar a felicidade, por isso há tanta frustração, pois, ao conseguir a coisa material, sente que não era nada daquilo que procurava. Felicidade é ser, não é ter. Parabéns!

    ResponderExcluir
  25. De Ritinha:
    Muito bom Andrea!!!!!
    Show!!!👏👏👏
    Também tenho meus recursos...
    Cantar....lavar roupas...tomar sol...

    ResponderExcluir
  26. De Silva Biggi:
    Lindo amiga👏👏 eu nesses momentos difíceis faço minhas orações e peço pra Deus acalmar meu coração e meus pensamentos, e sempre sou atendida, pois sinto o amor e o cuidado que Ele tem por mim🙏❤️

    ResponderExcluir
  27. De Iris Goulart:
    Oi Andrea!!
    Que lindo, precisamos todos nos cuidar assim!!
    😘🙏🏼😉bjss

    ResponderExcluir
  28. pequenas coisas, pequenos gestos que fazem uma enorme diferença. E é em meio às adversidades que mais precisamos desse exercício do sorrir. Eu acredito que é possível sim passar de maneira mais leve pelos problemas!
    Beijo, ana paula

    ResponderExcluir
  29. De Maristela RG:
    Amada, você nos traz pequenas pérolas para nossa reflexão e aprendizado! Gratidão por compartilhar 🙏🏻😘🫶🏻

    ResponderExcluir
  30. De Márcia Conde:
    Bom dia !!
    Está dormindo no formol não é amiga ?
    Tá linda essa foto !
    Sua receita para o cotidiano da vida está ótima.
    Eu faço ioga na praia 🧘🏻‍♀️, caminho na areia, costumo pedalar no calçadão e nada que um banho de mar não cure 🌊🏊🏻‍♀️☀️🙏🏻

    ResponderExcluir
  31. De Francisca Paiva:
    Lindo e perfeito !❤️

    ResponderExcluir
  32. De Cristina Ciotola:
    É verdade, Andrea!
    A ciência comprova, que dores , tristezas, mágoas, podem se transformar em doenças psíquicas e adoecer o nosso corpo.
    Acho que suas dicas são valiosas e importantes para todos nós!
    Devemos fazer aquilo que nos traz paz, serenidade e nos fortalece!
    Sabemos que muitas pessoas passam por situações muito tristes e sérias e não desenvolvem depressão, ansiedade ou outros transtornos, mas outras pessoas desenvolvem esses transtornos psíquicos, e é fundamental que essas pessoas sejam tratadas, tenham o apoio da família, de amigos e de profissionais capacitados! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻😘😘😘😘

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

REENCONTROS

ACOLHER

NATAL