DEPRESSÃO

Texto: Andrea Giovanna

Imagem: Mario Barbosa

Há tempos estava querendo escrever a respeito de depressão, mas sempre vinham outras ideias, não sentia ser o momento e com isso, fui escrevendo outros temas. Apesar de não ser da área da saúde, convivi anos com pessoas muito próximas com o quadro depressivo.

Devo confessar, que eu mesma depois do meu acidente de trabalho, onde tive que me aposentar, mesmo sendo uma pessoa muito ativa, reconhecida profissionalmente, ainda ocorreu a falência da empresa. Foi difícil lidar com tudo isso, os momentos de mudanças não planejados, somado a outras questões e driblar as tristezas para não se tornarem uma depressão. Mas, sempre fui adepta de terapias e de tudo que seja salutar, aprendi sorrir na dor e com dor e até hoje sigo com meu sorriso que para mim, é curador.

Se você está passando por momentos difíceis, de tristeza prolongada, apetite diminuído ou aumentado, insônia ou excesso de sono, baixa autoestima, desânimo ou desesperança em relação ao futuro, pensamentos sobre morte, ou outros sintomas. Aceite se tratar, não tenha vergonha de pedir ajuda. Além do acompanhamento médico, fazer caminhadas, contemplar a natureza, meditação, ouvir música alegre, boa leitura, filmes alegres, trabalho voluntário, se conectar com sua espiritualidade e se tiver uma religião buscar frequentar. Tudo isso ajuda no processo de melhoria. Mesmo que requeira um esforço hercúleo, não se deixe abater.

Conviver com familiares e amigos que tem depressão, sabemos que não é nada fácil. Quem já viveu ou vive pode definir o que sentimos. Dá uma sensação de impotência e quando você perde alguém para ela é mais impactante ainda, muito triste. Você se pergunta o que, ou o que mais poderia ter feito para ajudar, quantos "porquês" passam pela cabeça... prefiro neste momento me apegar as boas recordações, os ótimos momentos vividos juntos e permitir que a saudade saudável me abrace.

Pelo que pesquisei, depressão é um transtorno psiquiátrico, mental comum e uma das principais causas de incapacidade mundial, uma doença e como tal deve ser tratada.

E se você convive com alguém que tenha depressão, se sinta também abraçado e compreendido, não se sinta culpado por não poder fazer além do que faz e pode fazer.

Assim penso: depressão-compaixão, empatia, acolhimento e compreensão. Juntos somos mais fortes.

Comentários

  1. Boa noite de Paz, querida amiga Giovanna!
    "As tristezas para não se tornarem uma depressão".
    Gostei do que disse do sorriso...
    Quanto a mim., a escrita é minha terapia para espantar tristezas da vida.
    Não fossem as palavras e a oração, teria eu caído numa depressão por tudo que passou na pandemia.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosélia como é bom termos a oportunidade da escrita e nessa troca aprendermos uns com os outros. Para mim, escrever também é fundamental. Obrigada por seu carinho de sempre, bjsss

      Excluir
  2. De Gisela Amaral:
    Mas é isto mesmo. Disseste como sempre tudo.👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾🥰
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. De Antônio de Larubia:
    Bom dia Andrea
    O seu texto é aplicável a uma parte dos nossos colegas que trabalharam na Varig e que foram roubados , literalmente.
    Parabéns pela sensibilidade em abordar um problema tão delicado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. De Bete Viz Barão L:
    👏🏻👏🏻parabéns sempre belos textos

    ResponderExcluir
  5. De Denise Túlio:
    Excelente texto minha prima
    Parabéns
    C certeza vou compartilhar
    Bjos vom saudades❤️

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A-MAR

O QUANTO REALMENTE NOS CONHECEMOS?

MELANCOLIA