A VIDA E A GANGORRA (por Andrea Giovanna em maio de 2015)

(imagem internet)













As minhas, as nossas emoções e sentimentos são como uma gangorra. Pelo menos, eu sinto assim, venho sentindo assim. Tem dias que me sinto triste, angustiada, questionando a vida. Mas às vezes a fé vence, dá um empurrão, e aquele tempo que permanecemos no alto da gangorra dá vontade de pausar. Hoje estou no alto. Então aproveito esse momento para agradecer a benção da oração atendida. Oração que pedia à Deus que arrancasse do meu peito esses sentimentos negativos que vinham me corroendo, que trouxesse à tona aquela "menina" alegre independente da dor física ou da alma. Acordei mais leve, essa leveza foi se expandindo e hoje acordei em paz. Quero muito que essa paz se expanda. Quero alimentar e realimentar esse sentimento. Saber curtir o que tenho no momento, saber perceber que nosso desejo pode ser realizado de várias formas, basta sermos criativos. Hoje fui criativa de uma forma tão simples, estava com vontade de pegar sol, mas como não daria tempo de ir à praia e o sol batia em minha cama, rapidamente me despi, fiquei ali nua e feliz sentindo os raios solares a me aquecer o corpo, mas na realidade aqueceu mais a minha alma. Alma que vinha negativa, que vinha queixosa. Hoje estou me sentindo dadivosa, sentindo saudade das minhas pessoas dadivosas, agradecendo a benção recebida. 
Olhando para janela, percebo o azul do céu, as nuvens e suas nuances, o vento e a dança das árvores, os passarinhos e insetos, os sons dos vizinhos. Hoje nada me incomoda, tudo é vida, tudo é respeitado e curtido com o que tenho para hoje. Que essa emoção, esse sentimento se perpetue. Que eu saiba realizar esses pequenos e bobos desejos, que eu saiba permanecer com os olhos abertos para o belo, para as conquistas e não para as derrotas. Que eu saiba insistir, persistir no que me faz bem, no que gosto de fazer, com quem gosto de estar. Que eu saiba conviver e respeitar o jeito de cada um, mas sobre tudo que eu saiba respeitar o meu gostar, o meu querer, o meu realizar. Já que a vida é amor, reflito que o amor não impõe, não força a mudança do outro. O amor flui, o amor respeita, o amor exemplifica, o amor ajuda no caminhar, ajuda na mudança, no aprendizado. O amor é quem nos impulsiona na gangorra, na subida ou na descida. 
Quando lembro do brinquedo gangorra, lembro que sempre preferi o momento do subir, tinha medo de bater no chão, tinha medo de quicar e me machucar. Mas a descida, e o impulsionar fazem parte da gangorra, portanto saibamos apreciar o sabor da descida, a paisagem daquele momento, o olhar por outro ângulo. E assim quando estivermos felizes subindo ou no topo, saibamos lembrar que em cada momento devemos ter um olhar atento que nos fará feliz. 
Então hoje quero curtir o que tenho, tendo a certeza que cada momento é único e traz em si suas lições. É a gangorra, essa gangorra que pode ser a vida vivida com alegria no olhar. 
Já que no momento a moda é colorir livros, reflito que precisamos realmente colorir, mas talvez o mais importante seja antes colorirmos com o olhar.

Comentários

  1. Todos nos sentimos assim,mas nem tidos sabemos expressar os sentimentos e emoções.Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Oi,Andrea! Texto lindo esse e sempre atual! Gostei! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, me lembrei da aviação, gostava de decolar, tinha uma sensação de abandono dos problemas, mas gostava de pousar tbm, de voltar para casa com ânimo renovado para tentar resolver os perrengues do dia a dia, seu texto me fez refletir e ter boas lembranças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que gostoso saber que o texto te permitiu relembrar os bons tempos da aviação. Bjos amiga

      Excluir
  4. Amiga, sempre há os momentos em que nos sentimos pra baixo. Mas que você passe sempre por eles com coragem.
    Se renovando na fé, com alegria e cheia de energia pela vida.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Evoluir é como o movimento da gangorra.

    ResponderExcluir
  6. Amei minha Caçulinha linda que amo muito.

    ResponderExcluir
  7. Um tema forte descrito com tanta suavidade, vira poesia, minha amiga. Lindo. Que possamos transformar em poesia todas as dores da alma.Bjo no coração .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tão gostoso ler os comentários, obrigada amiga, que possamos poetizar

      Excluir
  8. Que lindo amiga!!! Resgatando a sua essência!!!Parabéns!!! Dioni

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha ver os nossos sentimentos tão bem explicado e com tamanha doçura...parabéns querida Andrea! Bjos Rosana Espinosa

    ResponderExcluir
  10. Oi! Parabéns pela iniciativa! Somos todos como as gangorras.

    ResponderExcluir
  11. Quando a gt se despe de verdade, a gt livra as nossas "roupas interiores" e, como estamos nuas, colocamos e deixamos vir as coisas novas(sem anseios e medos). Beijocas.

    ResponderExcluir
  12. Que Lindo Dede!!! Assim é nossa vida...nossos sentimentos...nossas experiências nesta Vida!!!!! Bijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Edu (só sei que foi vc porque é a única pessoa que me chama de Dede, kkk), bjinhoss

      Excluir
  13. Uma Diva em pensamentos ,atitudes e sobretudo reflexiva em toda s vida! Parabéns! Tocou profundamente no âmago .linda amei!!.bj no coração Namaste������������

    ResponderExcluir
  14. Muito lindo!!! Despir os sentimentos é para os fortes como você! Meus parabéns. BjsBSandra Marcondes.

    ResponderExcluir
  15. Oi Andrea daí querida sua vocação para o ar as nuvens que emolduram a vida uma lição que não se esquece!beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza, tive em cada vôo ótimas oportunidades de amadurecimento, bjinhos

      Excluir
  16. Querida Andrea
    Amei seu texto .Parabéns!!
    Bjsss
    Patrícia

    ResponderExcluir
  17. ...tens o dom de me emocionar!
    Linda partilha amiga.Vejo seu coração por dentro.
    Um beijo da sua amiga Ana Person (cigarra mundi)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oh minha amada amiga, suas palavras são como suas composições em meus ouvidos, bjss para essa linda cigarra

      Excluir
  18. Que linda e poética maneira de se expressar.parabens

    ResponderExcluir
  19. Amei o texto...tocou a minha alma!!! Que delicadeza de sentimentos!!! A vida é assim...ficamos assim muitas e muitas vezes...mas o bom disso tudo é poder contar com os inúmeros recomeços. Parabéns!!! Que vemha mais textos assim de uma alma iluminada como a sa!!! Beijos

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Muito inspirador! Aliás tudo isso é o que sempre precisamos, sermos criativos para criarmos formas de lidar com os autos e baixos da vida... Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que minhas palavras tocam jovens como você que admiro muito, obrigada, bjs na linda e amada família

      Excluir
  22. O amadurecer te fez muito bem... vc se tornou uma bela mulher... sensível e generosa. Lindo texto. Bjs

    ResponderExcluir
  23. Que linda reflexão! Colorir com os olhos da alma antes de tudo! 👏👏👏 torna nossos dias mais agradáveis, com motivação e força!
    Beijos e aguardo próximas publicações...Claudia lebre🐇

    ResponderExcluir
  24. Andrea, vc é linda e verdadeira. Seu texto é pura emoção e nos induz à reflexão. Parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Alvaro
    Nas dificuldades das sibidas, Deus nos dá forças e depois no alto, nós lhe rendemos graças, o louvamos e agradecemos...
    Viva a vida, pois ela é curta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada meu amigo, sua amizade e generosidade tem sido um presente em minha vida, bj

      Excluir
  26. Parabéns pelo belo texto, minha amada amiga!!

    ResponderExcluir
  27. Excelente e inteligente sua comparação. Um texto excecional, Andrea! Parabéns!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Hi Belma,
    Thank you very much, and certainly I´ll write on your blog.
    By the way, it´s a pleasure and honor an international comment.
    Kiss

    ResponderExcluir
  29. Um texto otimista e belo, a comparação foi perfeita.Tens uma linda alma poética Andrea.
    Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah que comentário gostoso, muito obrigada por essas palavras carinhosas, bjinho

      Excluir
  30. Grande verdade!!! Temos que nos habituar a olhar o mundo por vários ângulos. Sabermos conviver e viver nas posições da gangorra é o caminho para o equilíbrio emocional e a plenitude. Bjssss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

REENCONTROS

NATAL

ACOLHER