VAZIO

                                                             
                                                                                                                                                                                                                                           
                                               texto e fotografia por Andrea Giovanna

Ao longo de minha vida, alguma vezes senti, e ainda sinto, um certo vazio.
Conversando com algumas pessoas, elas me relataram a mesma sensação, um vazio inexplicável. 
Não é tristeza, mas também não é aquela alegria, mesmo em encontros ditos alegres. Uma não identificação com algumas pessoas e situações. 
Uma sensação de falta de propósito. 
Alguém me falou que pode ter haver com a mudança planetária, será? 
Tantas pessoas se sentem solitárias, muitas buscam preencher de maneiras diversas, mas muitas vezes é um preenchimento ilusório, e sentem um vazio ainda maior. Outras buscam com trabalhos voluntários, o que realmente é um prazer de alma. 
Sabemos que é inerente ao ser humano o nascer e morrer sozinho, e que ao longo da vida todos nós já sentimos, ou sentiremos esse vazio afetivo.
É importante gostarmos da nossa companhia, não deixarmos de fazer alguma coisa por falta de alguém junto. A solitude bem sentida e vivida, percebendo que há beleza e aprendizado nos diversos vazios. 
O que está fazendo com os seus, e como está vivendo os seus vazios? Transformemo-os em vazio construtivo. 
Que todos possamos encontrar um significado para o que sentimos. E que cada vez mais, através do autoconhecimento, da solidariedade, e do amor, possamos sentir esse preenchimento que é um alento em nossos corações.

Comentários

  1. Quem não teve dias assim? Neles, temos que respeitar nosso temo e depois, ressurgimos com força total! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Amiga! Acredito que esses momentos existem de propósito. É uma forma de pararmos para pensar e questionar. Nesses momentos coloco meus earphones e me fecho no meu casulo . E nada como agradecer a cada nova manhã . Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não teremos aqui neste mundo , felicidade completa. É da natureza deste orbi, de energias densas. A mim, que fiz jus a viver neste lugar? Cabe, com o entendimento que foi possível... caminhar, e conforme o mandamento faz aos outros como gostaria que fosse feito por mim. Passo a passo.. porque não há saltos na evolução.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito,quem já não sentiu esse vazio? Faz parte de nossa caminhada e o importante é olhar para a frente e ter fé em Deus.

    ResponderExcluir
  5. Hoje, somos mãe de nós mesmas, podemos ficar no casulo ou nos aventurarmos em viagens, passeios,etc., sem nos incomodarmos com que os outros pensam ou esperam. É maturidade! Temos que ver como uma bênção. Só ficam os amigos de verdade e poucos nos bastam. Deus é vida e amor! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Querida, sozinhos aprendemos muito sobre nós. Poder e ter com quem compartilhar isso, mostra que aproveitamos para ser mais doces. Sinto muito prazer em ser amiga de uma pessoa sensível como você.

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso...vazios que sao necessários e bem vindos valem muito à pena...é neles que nos conhecemos melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São ótimas oportunidades de aprendizagem se encararmos, bjinhos

      Excluir
  8. Gi, sim, eu sempre tenho essa mesma sensação. E talvez por isso, muitas vezes, acabava me isolando dos demais. Porém, esse tipo de sensação é normal. É inerente ao ser humano. E creio que talvez sirva como uma espécie de cb, para nos desligarmos de nossos excessos de preocupações, realizando assim, uma depuração interior, pois nesses momentos é que passamos a refletir mais sobre as coisas da vida. Um bj!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como refletimos. Achei interessante o que vc disse “ depuração interior “...bjsss

      Excluir
  9. A inquietude do homem faz esses vazios. Por decepções, por fracasso, por ansiedade, por amor ou falta dele. Qdo ele se aflora nos leva a refletir e agir. Uns conseguem outros afundam essa situação. Atraves da reflexao e do auto conhecimento transpomos esses obstáculos, que nada mais faz parte de nossa evolução espiritual. Ninguem carrega a cruz do outro. Através de pensamentos elevados e de fé preenchemos os vazios de nossa caminhada. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindas palavras querido. Obrigada pelo carinho, bjinho

      Excluir
  10. Sim , realmente é assim que me sinto , temos que transformar isso não é , muito bacana andrea , 👏👏🙏🙏 , Angela Lamagni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vamos em frente com o nosso sorriso independente dessas emoções, 🥰

      Excluir
  11. Adorei, por isso acredito que o autoconhecimento é a chave para entender e saber vivenciar bem os momentoa de vazio. Grande beijo

    ResponderExcluir
  12. Quantas vezes me sinto assim, durante os dias.
    Adriana, amiga de roda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E assim vamos nos identificando e auxiliando. Adoro nossa roda, bjs

      Excluir
  13. Sim querida, esses momentos são preciosos e nos ajudam a nos recolher em reflexão e a evoluir espiritualmente. Grande beijo da Luciana Gurgel.

    ResponderExcluir
  14. E verdade amiga querida ! e nessas horas suas palavras são bálsamo
    um beijao
    Sika

    ResponderExcluir
  15. Olá Andrea,
    amei seu texto!
    Esses vazios as vezes dói...
    As vezes incomoda, outras vezes sabemos que ele está lá, e o aceitamos. O que sei, é que somente pessoas sensíveis sentem esse vazio.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Amiga, querida!
    Algumas vezes o vazio é inevitável, diante dos questionamentos que fazemos, dos momentos de introspecção.
    Eu geralmente sinto esse vazio antes de uma mudança acontecer, é como se minha alma pressentisse que algo novo está por vir.
    Confesso que as vezes fico ansiosa me perguntando: o quer vem por aí? Nesses momentos o jeito é manter a calma e a confiança.
    Gostei ,muito da reflexão que seu texto me proporcionou.
    Bjs
    Sônia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga, e assim vamos compartilhando nossas emoções e aprendendo a lidar melhor com elas, vjs saudosos

      Excluir
  17. Boa noie Andrea,

    São tantos os motivos que nos remete a tais momentos, penso que o a falta de afeto seja o fator principal, qual ser humano uum dia nõ sentiu u vazio enorme dentro de si? São momentos que nos remete à uma viagem ao "EU".
    Um ttexto reflexivo e ótima leitura.

    Grata pela visitta e comenário ao meu blog com textos sem a vogal "A", se desejar conhecer os outros...

    https://dinaviajantedotempo.blogspot.com.br

    https://poetandojuntosemisturados.blogspot.com.br

    https:/pensandoempoesia.blogspot.com.br

    https://aparaibaesuasbelezas.blogspot.com.br


    Seguindo seu blog.
    Bjss e óttima noite.

    ResponderExcluir
  18. Adorei seu blog e em breve visitarei os demais, obrigada , bjinhos

    ResponderExcluir
  19. Os vazios tem de fato muito a ver com a transição planetária, são as mudanças que já estão em andamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito que sim, obrigada, bjs

      Excluir
    2. Senti-me absolutamente identificada com o excelente texto que aqui partilhaste. São cada vez maiores e mais frequentes os vazios que sentimos dentro de nós. Penso que terá a ver com a era em que vivemos, em que o contacto directo com as pessoas é cada vez menor, quase "tudo" se vive a nível virtual, que nos deixa um sabor a pouco e um sentimento de frustração.
      Adorei seu texto e a sensibilidade com que esta escrito, e adorei também a sua visita ao meu blog e o gentil comentário.
      Obrigada!

      Excluir
    3. que bom, fico feliz que tenha gostado e agradeço a visita ao meu cantinho de escritos, bjinho

      Excluir
  20. Bom texto, linda foto e um tema interessante! Algumas vezes, tenho escrito sobre esse vazio: realmente, acho que ele acompanha todos nós e, às vezes, se manifesta com mais intensidade. A "cura"? O aprendizado, talvez. Parabéns pelo blog, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  21. Minha escritora mágica. Te amo e admiro muito.

    ResponderExcluir
  22. Tinha a impressão que já tinha vindo cá agradecer a visira ao Começar de novo, mas, estes últimos dias têm sido um pouco confusos e, confesso, estou um pouco baralhada. Com certeza deve ter percebido que tenho uma ligação forte ao Brasil. Vivi em Guaratingueta, S. P., os meus filhos nasceram lá e ainda aí estão a minha mãe, irmão e respectiva família. O meu irmão esteve cá há duas semanas e hoje chegou a minha sobrinha, com marido e filha para passarem aqui uns quinze dias, mais ou menos. Por isso, amiga, agradeço a visita ao meu espaço e espero voltar a vê-la por lá mais vezes. Claro que li o texto, mas vou deixar para outra hora o comentário Como deve imaginar, tive um dia chdio. Um beijinho e até breve
    Emilis

    ResponderExcluir
  23. Corrigindo. ..visita, dia cheio
    desculpe! Deve ser o sono! Lvantei cedo e aqui são 4 horas mais tarde. Beijinhos
    Emilia

    ResponderExcluir
  24. Querida Andrea, estive a ver posts antigos e vi que , afinal já nos conheciamos. Que cabeça a minha! Na altura não me fiz tua seguidora e, por isso achei que esta vinda aqui era a primeira. Creio que foi em Fevereiro que estive aqui. Bom...passei o mês de Janeiro aí no Brasil para fazer companhia à minha mãe, pois o meu pai tinha falecido no dia 25 de Dezembro e tinha de ir, claro. Um beijinho, amiga e uma boa semana
    Emilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emília, meus sentimentos pelo seu pai, que bom pode vir ao Brasil estar com sua mãe em janeiro.
      Obrigada pelo carinho, bjinhos

      Excluir
  25. Oi Andrea!
    E estes momentos nos pegam sempre desprevinidas mas, lutamos contra e passam, ainda bem.
    Um post bem instigante.
    Abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Zilane, ainda bem que tudo passa no tempo certo, bjos

      Excluir
  26. Oi, Andrea!
    Temos que superar esses vazios, k todo o mundo tem e seguir em frente de rosto bem levantado.
    Eu, agora, nem tenho tempo pra ter vazios de qualquer espécie-rs, pke sou Professora e até final desse mês, estou em época de exames e o trabalho é intenso.
    Beijos e UP, UP!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Céu, já no up graças a Deus, mas esses momentos fazem parte do todos nós e assim vamos vivenciando seguindo em frente atenta aos aprendizados, bjinhos

      Excluir
  27. Momentos inevitáveis, de auto conhecimento, de olhar dentro da gente, de se dar um tempo, tocar o barco e bora lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querida amiga, e vamos tocando o barco sempre em frente e encarando as ondas de cabeça erguida, bjossss

      Excluir
  28. Preencher este vazio ajudando ao próximo é a maneira mais gratificante. Saber que vc foi motivo de alegria, um sorriso, ou a solução para alguém é maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e isso é muito bom, nos doarmos desde os pequenos gestos de gentileza, sairmos de nossas dores indo ao encontro do próximo é maravilhoso realmente, bjinhos

      Excluir
  29. Sabe Andrea que depois de muito sofrer esses vazios em aprendi, na verdade estou aprendendo, com pessoas muito especiais a ter um outro olhar para o vazio?
    Ficar, permanecer nele sem tentar fazer alguma coisa. É um terreno fértil, só que temos muito medo. Aos poucos vou me familiarizando quando ele surge, relaxando e soltando esse medo. Não é fácil, vou tentando!
    Adorei chegar aqui nesta reflexão e ler tantos comentários interessantes.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente. Também aprendi que é um terreno fértil se nos permitirmos semear,
      obrigada, bjinhos

      Excluir
  30. Quem de nós um dia não sentiu esse vazio Andrea, ao meu ver são momentos de grande aprendizado, ja tive muito vazios na minha vida cercada de pessoas, hoje moro sozinha e aprendi a preencher meus momentos com as orações,leitura e escrita. Nesse vida tudo vem e tudo passa.

    Glostei imenso desse momento reflexivo.
    Bjss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

REENCONTROS

ACOLHER

NATAL