MINHA CAMINHADA


 Texto: Andrea Giovanna

Fotografia: Marcia Souza

Quantas vezes deixamos de fazer algo por nós em benefício do outro?

Regularmente nos anulamos em detrimento de filhos, relacionamentos, família, profissão, amigos, mas isso não nos faz bem e talvez também não faça bem ao outro, a quem desejamos agradar e não criar atrito. 

Quando criança meu pai sempre falava para mim e meus irmãos que a primeira pessoa na conjugação do verbo sempre é o eu. Em alguns momentos isso me incomodou, em outros uma interpretação equivocada até de alguns religiosos que diziam que deveríamos olhar primeiro ao próximo. Mas com o tempo percebemos que até para ajudar precisamos estar bem.

Esse ano está sendo para mim  libertador, justamente por ter me posicionado em algumas questões, e decidido outras  pensando primeiramente em minha necessidade, em minha possibilidade e vontade. Foi bem difícil, sofrido mesmo. As vezes até um sentimento  de culpa como se eu estivesse sendo egoísta. Mas segui, não desisti de me agradar. Assim estou me sentindo mais leve, mais livre e me permitindo sonhar.

E como é bom nos libertar desses padrões comportamentais, como é gostoso caminhar resoluta enfrentando o medo de não atender a expectativa do outro. Caminhemos. 

E como bem disse Mia Couto “O paraíso não é um lugar, é um breve momento que conquistamos “.

Então conquistemos...

Comentários

  1. Show!! Diz muito do que aprendi muuuito tempo atrás, no Centro Espírita que frequentei...
    "...ninguém vive por ninguém".
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido. E assim vamos aprendendo 🥰

      Excluir
    2. Muito bom seu texto amiga! é tão importante palavras que nos edificam!
      beijo grande
      Sika

      Excluir
    3. Muito bom seu texto amiga! é tão importante palavras que nos edificam!
      beijo grande
      Sika

      Excluir
  2. Verdade. Precisamos focar em nós mesmos para podermos caminhar mais firmes e aprendermos a compartilhar sem nos destruir.
    Te amo muito.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, querida!
    Como é importante reconhecer os padrões que nos limitam e saber romper com eles. Me reconheci em cada palavra.
    Adorei, que seu caminhar seja cada vez mais libertador.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Quanta propriedade nessas palavras!!
    Ótima imagem escolhida!

    ResponderExcluir
  5. A maturidade é sensacional. Pena q ela vem com a idade. rsrsrs
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  6. Adorei! Quando nos damos conta que a evolução é um processo individual, passamos a ter um cuidado maior com nós mesmos. Seja no cuidado do pensar, do sentir, do harmonizar ou do físico. 🌺😘😘

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso amiga...O seu pai tem razão...para ajudar o outro, nós temos que estar bem...
    Siga em frente amiga...estou aqui vibrando pela sua felicidade...Deus te abençoe...😙👏🏾👏🏾👏🏾🌷

    ResponderExcluir
  8. Belas palavras Andrea! Eu me identifiquei muito com essa passagem. Este ano está sendo revelador e tem nos mostrado algumas "urgências" que aquela vida cotidiana no automático não deixava chegar...

    ResponderExcluir
  9. Verdade, sempre nos preocupamos em auxiliar ajudar e dar o melhor ao nosso próximo, sem pensar em nós mesmos. Em nos energizar antes, boa reflexão. Vou me policiar com isto daqui para frente.Valeu Andrea💋❤

    ResponderExcluir
  10. Lindo texto Andrea, vale a reflexão. Beijos querida! 🙏💕

    ResponderExcluir
  11. Acho válido, mas cada caso,momento, são diferentes. Como vc escreveu ,temos que estar bem para poder ajudar aos outros. Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  12. Penso que este olhar pelo outro passa pela mudança de si mesmo..

    ResponderExcluir
  13. Ainda não posso conjugar a 1a , mas já fiz grandes conquistas!
    Amadurecer é uma benção. Obrigada pelo texto bjs

    ResponderExcluir
  14. Ainda não posso conjugar a 1a , mas já fiz grandes conquistas!
    Amadurecer é uma benção. Obrigada pelo texto bjs

    ResponderExcluir
  15. Bom dis de muita paz, querida amiga Andréa!
    Tão bom sermos consciente, o autoconhecimento permite sermos melhores.
    Caminhar e deixar um rastro na areia do viver de ternura, de qualidade de vida, da nossa melhor pegada...
    Seus posts são tão bonitas d e poeticos.
    Esteja bem e cuide-se!
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Andréa.
    Que belo texto,
    Acho de suma importância termos essa consciência, também já abdiquei de algumas coisas para favorecer sobrinhos, reconhecida ou não , fiz minha parte, hoje com o amadurecimento , primeiro minhas necessidades, n]ao sou egoísta nem mesquinha, mas preciso de mim , acima de tudo.

    Adorei seu brilhante texto.
    Bjs e bom findi!

    ResponderExcluir
  17. Que ótima e inspiradora reflexão, amiga!
    Realmente se não conseguirmos conviver bem conosco e com nossas necessidades mais profundas, não conseguiremos conviver ou ajudar os outros.
    Muito bom. Grata por compartilhar suas reflexões conosco

    ResponderExcluir
  18. É bom pensarmos em nós mesmos. Se assim não for não conseguimos ajudar ninguém... Mas pensar nos outros também é importante, porque recebemos através daquilo que damos.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  19. Queridos amigos, obrigada pelas palavras, pelo carinho. É muito bom esse retorno, essa troca de vivências. Quando nossas palavras ecoam, tocam os corações, fazem sentido para alguém mais isso é maravilhoso. Fico muito feliz, bjs

    ResponderExcluir
  20. Andréa, você fez com que me lembrasse da orientação que recebemos em voos. A primeira máscara é para nós, ou não conseguiremos salvar ninguém.
    Passamos, creio que a maioria, grande parte da vida pensando nos demais. Eles merecem isso, desde que não nos privem da liberdade de escolher nossos caminhos, de errar, de caminhar com nossos próprios pés. Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Um texto que reflete sobre a eterna procura do homem: a felicidade. E a vida continua, nessa incessante procura.
    Abraço.
    juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito desse seu texto. Revi-me nele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Melhoramos em bons colectivos
    se forem compostos de boas unidades
    e assim andamos
    à pergunta de nós e dos outros
    por vezes tão perto
    que nem lhes podemos tocar

    grato pela visita
    bj


    ResponderExcluir
  24. Que gostoso ler os comentários de vocês, obrigada , abraço fraterno

    ResponderExcluir
  25. Olá Andrea!
    Muito obrigada,pela visita e gentil comentário.
    Magnífico texto! É bom refletirmos no universo de nós. Tentar compreender o nosso espaço, a nossa existência, o que fazemos aqui.
    Parabéns!
    Um ótimo fim de semana!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  26. Você tem toda a razão no que escreve em seu texto, Andrea. A mim, também me ensinaram o mesmo que a você, mas eu fui sempre muito "virada para dentro"(rs), aliás ainda hoje sou e com maior consciência.
    Se fazemos o bem, raramente nos agradecem, então, eu ponho meu eu no cimo da pirâmide e depois se seguem os outros.

    Beijos e saúde. A Pandemia está dilacerando o mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Céu que prazer receber seu comentário, bjinhos

      Excluir
    2. Oi, querida, fiquei tão feliz com sua resposta! Gostaria que você passasse por meu blogue, linda aeromoça. Beijos e tudo de bom!

      Excluir
  27. Olá amiga Andrea!
    Assim é minha amiga. Temos um caminho tortuoso pela frente. Sem sabermos exatamente para onde vamos. Esperemos que novos horizontes se abram. Para por fim... encontramos a nossa estrada, o nosso horizonte.
    Uma boa noite e ótima semana!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  28. "Se eu não gostar de mim, quem gostará?"
    partindo deste princípio, só podemos amar o outro na medida em que nos amarmos. Já que " só o amor é real", será com ele e nele que atingiremos a completude. E deixaremos as nossas pegadas por sermos alguém que deixou a Sua marca.
    Obrigada pela visita
    Beijinho, Andreia

    ResponderExcluir
  29. Olá Andrea!
    Passo por aqui, para reler este excelente texto, e deixar um carinhoso beijo.
    Continuação de ótima semana!

    ResponderExcluir
  30. Olá amiga Andrea!
    Passei por aqui, para agradecer a simpática visita, e desejar um excelente fim de semana!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  31. Olá amiga Andrea!
    Passo por aqui, para desejar uma ótima semana!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, uma ótima semana para você também , beijinhos

      Excluir
  32. Olá Andrea!
    Passei por aqui, para desejar um feliz e excelente fim de semana!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde de dezembro, querida amiga Andréa!
    Hoje venho para lhe trazer um convite especial e lhe espero com muito carinho:
    https://www.idade-espiritual.com.br/2020/09/ressonancias-da-xi-interacao-fraterna.html
    Seja sempre bem-vinda!
    Tenha saúde em todos os níveis do seu ser!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  34. Olá, Andrea!
    Passei por aqui, para desejar uma ótima semana com tudo de bom!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

REENCONTROS

NATAL

ACOLHER