O QUANTO REALMENTE NOS CONHECEMOS?

Texto: Andrea Giovanna

Imagem: Internet

Uma querida amiga me disse: "o autoconhecimento não é fácil, às vezes mascaramos algumas emoções e guardamos outras sem perceber". Após essa fala fiquei analisando que muitas vezes - ou na maioria delas - pensamos que nos conhecemos, mas basta alguma situação ou alguém tocar em alguma questão que nos incomoda para termos reações diversas. Às vezes damos algum assunto por resolvido, mas quando ele vem à tona nos traz emoções que nos faz perceber que ainda não superamos de fato. Por que é tão difícil assumir nossas verdadeiras emoções? Quantas vezes dizemos que está tudo bem, quando na verdade não está, só para não magoar o outro? Quantas vezes dizemos sim, querendo dizer não? Quantas vezes nos iludimos, ou não, colocando um sorriso no rosto e afirmando para nós mesmos que está tudo bem, quando na verdade só queremos mascarar o que machuca?

Nos relacionamentos podemos transbordar aquilo que temos em nós e nossas dores, anseios e curas fazem parte de quem somos. Quantas feridas ainda possuímos que não estão curadas? A dor que não contamos a ninguém transbordamos na vida porque quando o silêncio nos faz cativo nossa verdade fica presa no peito. O passado que adiamos, de alguma forma, nos persegue todos os dias. O que estamos transbordando?

Em se tratando de situações que, nessa gangorra da vida, fazem parte vivenciarmos, como estamos enfrentando? Posso encarar com um olhar de aceitação, compreensão e ter cuidado com a reação que muitas vezes só piora a situação. Acredito que na vida tudo são escolhas e independente da situação, do problema podemos escolher encarar com mais leveza. Nossas cicatrizes não são defeitos e se aceitas e não camufladas podem ser encaradas e admiradas como qualidades.

Tem uma frase de Nietzsche que gosto muito "E aqueles que foram vistos dançando foram considerados loucos por aqueles que não podiam ouvir a música." Gosto de ser "doidinha de tudo" como sou carinhosamente chamada por uma pessoa que amo. Porém, se algum momento eu não estiver dançando, ou podendo ouvir a música, espero que me chamem para dançar.

E assim finalizo com essa pergunta para todos nós: O quanto realmente nos conhecemos?

Comentários

  1. Boa noite de Paz, querida amiga Giovana!
    "Por que é tão difícil assumir nossas verdadeiras emoções?"
    Creio que as pessoas têm medo da opinião alheia a ponto de camuflar o que sentem.
    Se nos conhecemos, não importa a opinião do outro.
    Muita regkexI por aqui.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada querida amiga, realmente as pessoas se incomodam com a opinião alheia, o medo do julgamento. Obrigada por sua presença carinhosa, bjsss

      Excluir
  2. De Dom:
    Parabéns pelo belo e reflexivo texto!! Em cada parágrafo um aceno positivo de cabeça. Sem condições do contraditório.

    ResponderExcluir
  3. De Letícia:
    Parabéns, Andrea Giovanna! Muito bom o seu texto. Caiu como uma luva para mim. Obrigada pela compreensão da vida.😘🙏♥️

    ResponderExcluir
  4. De Dagmar:
    Este foi o seu texto que mais gostei. A complexidade do autoconhecimento... Acredito que a autenticidade não existe... somos híbridos e mudamos de tempos em tempos. Domingo o padre na missa mencionou sobre pessoas grosseiras que mencionam ser daquela forma e não ter como mudar... Nossa humanidade evolui a partir da abertura para '"lapidação". Só um pensamento meu, despertado pelo seu texto. Com certeza escondemos de nós mesmos muito de nosso eu.

    ResponderExcluir
  5. De Maria Claudia O.
    Fonte de ótimas reflexões. Nos conhecermos melhor é uma questão de auto cuidado e saúde mental pois nos protege de nós mesmos e é questão de respeito e cuidado aos outros. Recentemente voltei a fazer análise depois de 24 anos. Doloroso mas muito útil nesse processo de se conhecer...

    ResponderExcluir
  6. De Beth Cotrin:
    Andrea querida, disse tudo... Obrigada por compartilhar suas reflexões. 💋

    ResponderExcluir
  7. De Carla Gussen:
    Muito bom Dedea! Como sempre…🥰🥰🥰
    O autoconhecimento é um processo contínuo… uma jornada constante. E é ele que nos guia para a nossa evolução! É claro que temos que estar atentos e abertos para os seus “toques”. O entendimento é fundamental. Ter consciência de que não existe perfeição (só o nosso Criador) e nem destino final, somente uma busca pelo auto aperfeiçoamento evita frustrações e nos mantém motivadas! 💕💕💕❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  8. De Bia Greif:
    Como sempre maravilhosa na maneira de expressar as complexidades do ser humano…

    ResponderExcluir
  9. De Silva Jurema:
    Olá querida.
    Amei, isso é pura verdade.
    As vezes a cura está em nos aceitarmos do jeito que somos. E tentar melhorar o que conseguimos sem dor .😘

    ResponderExcluir
  10. De Cleide Aerov.
    Meus parabéns 👏
    Eu adorei o texto 😘🥰

    ResponderExcluir
  11. De Lelê:
    Essa frase de Nietzche é sensacional.
    Texto muito legal.
    Pura verdade.

    ResponderExcluir
  12. De Suzana BP:
    Muito legal, é isso, estamos sempre em autoconhecimento, até porque acho que existe muitas coisas de outra vida ,que aqui nessa não entendemos.

    ResponderExcluir
  13. De Paula Andrea:
    Boa tarde , amiga !
    De todos os seus textos q li , esse foi o q mais gostei. Continue assim. ...

    ResponderExcluir
  14. De Deise Solete:
    Você é maravilhosa.
    Muito bom te ler. São verdades que guardamos, as vezes transformamos em dor ou sonho, as vezes bebemos para esquecer, as vezes lemos para saber que outros tb pensam igual e sorrimos para viver novas verdades!😉🥰😅❤️

    ResponderExcluir
  15. Camila Zim:
    que perfeitooooo
    👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  16. De Iris:
    Que lindo, Andrea!!😍🥰❤️

    ResponderExcluir
  17. De Fred:
    Na verdade nós nos conhecemos por completo. Apenas mascaramos nossos defeitos para os outros. Ou seja, só evidenciamos as coisas boas. É um antecipado mecanismo de defesa do nosso ego. Mas isto sufoca e atribula o ser.
    Enfim, nós não conseguimos ser transparentes totalmente. E temos que conviver com isso até evoluirmos e chegarmos próximos à perfeição.

    ResponderExcluir
  18. De Cavallari:
    Lindo 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  19. De Iolame:
    Suas mensagens são maravilhosas

    ResponderExcluir
  20. De Luciano R.
    Eu cheguei numa idade em que eu me dou preferencia e nao dou importancia a coisas pequenas, pelo menos tento fazer assim. As pessoas valorizam muuuiiito coisas bobas.

    ResponderExcluir
  21. De Marcia Verinha:
    Uma bela reflexão
    Vc como sempre escrevendo belamente
    E nos põe a pensar
    Obrigada

    ResponderExcluir
  22. De Sônia BZ:
    Boa tarde Andrea,
    Nos conhecemos bem pouco mesmo, mas a vida está aí para ser vida e com boa vontade podemos nos conhecer um pouco mais 🥰

    ResponderExcluir
  23. De Inês vizinha:
    Oi. Amiga.
    E desse jeito mesmo. Vc disse o que as pessoas as vezes nem percebe.
    E tudo está nesses rostos.
    Fantástico 👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  24. De Carmen de Portugal:
    Uauii adoreiii
    Gosto de compartilhar situacoes positivas assim

    ResponderExcluir
  25. De Francis:
    Perfeito !
    Amei !❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  26. De Marcia Drummond:
    E viva a terapia!!!!!
    🥰🥰🥰🥰🥰

    ResponderExcluir
  27. De Ronaldo R. VRJ:
    👏👏👏👏👏
    Quer dançar comigo ? 😃

    ResponderExcluir
  28. De Antônio de La Rubia:
    Oi Andrea
    Mais um excelente texto e a última pergunta é muito difícil de responder, ou melhor, impossível de responder.
    Parabéns minha querida.

    ResponderExcluir
  29. De Gilda Seara:
    Querida! 💗
    Que maravilha!
    Quanta profundidade!
    Um verdadeiro mergulho na psique humana.
    Muito gratificante sentir seu amadurecimento através da profundidade de seus textos
    Beijo carinhoso 🌷😘

    ResponderExcluir
  30. De João Claudio VRJ:
    Uma doidinha linda!!!!
    Parabéns pelo texto!!! Como sempre muito relevante.
    Super beijo 😘

    ResponderExcluir
  31. De Neire Seara:
    Muito bom
    Os seus textos são reflexões. Obrigada 😘

    ResponderExcluir
  32. De Zia Makita:
    Texto muito interessante Quanto mais velha eu fico mais me conheço. Quanto ao sofrimento quando voce tem alguem que voce confia e ama e compartilha a dor suaviza um pouco. Enfim nao tenho o seu DOM pra me expressar mas é isso.

    ResponderExcluir
  33. De Rita Marly:
    Oi prima querida!
    Que possamos continuar dançando nossas vidas, descobrir nossa música, nossa melodia interior e assim continuarmos a ser as doidinhas de tudo💞

    ResponderExcluir
  34. De Nora:
    Adorei ❤ Saudade amiga! 😘😘

    ResponderExcluir
  35. Sandra Regina:
    Muito legal.
    Gostei bastante. Você escreve muito bem, Andrea!

    ResponderExcluir
  36. De Aparecida:
    Nossa !!! Que texto lindo e como coloca a gente pra refletir……
    Gostei muito Andrea , bjs 😘 🩷

    ResponderExcluir
  37. De Gisele:
    Amiga querida, seus textos como sempre encantadores…
    Seu dom com as palavras é maravilhoso !
    Obrigada por compartilhar suas inspirações de vida!
    Bjs

    ResponderExcluir
  38. De Carlinha Seara:
    Adorei, minha querida!
    Quanta sensibilidade e profundidade!
    E o que eu mais admiro: sua autenticidade... simples, assim! Você diz o que você sente e pensa e nos ajuda nesse trabalho incessante, contínuo de reflexões que devemos fazer para nos construirmos!
    Como eu gosto de você!!!!
    ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  39. De Mônica Moreira:
    Excelente reflexão, minha querida!!!
    No fundo, somos umas caixinhas de surpresas...

    ResponderExcluir
  40. De Ritinha Valinhos:
    Bom dia minha amiga!
    Muito bom o texto...
    Muitas vezes fingimos pra nós mesmas....e vamos seguindo sem refletir pra aprender, para amadurecer e nos tornarmos melhores...
    Porque talvez dói muito ver que escolhas foram erradas,que n̈ somos tão "verdadeiras" assim....
    Parabéns minha amiga escritora...🥂👏👏👏

    ResponderExcluir
  41. De Caetano:
    Bom dia.
    Parabéns,Ótimo texto.
    E faz vc pensar sobre sua vida.

    ResponderExcluir
  42. De Sonia Roh:
    Bom dia, menina🌻
    Andrea, li no insta, após publicar no grupo. Deixei meu like.
    Seus textos sempre geram reflexão.
    Sugiro continue publicando no grupo pq o insta não me divulga o que todos que sigo, postam.
    Daí, conseguirei ler sempre.
    Obrigada, viu!
    Bj gde!
    💐

    ResponderExcluir
  43. De Miriam Centro SP:
    É verdade, não nos conhecemos...
    A máxima "Conhece-te a ti mesmo " está bem longe de nós.
    Muito bom o texto.
    Super bem escrito, o que é uma raridade hoje em dia.
    😊😘

    ResponderExcluir
  44. De Rosemere de Portugal:
    Linda mensagem Andrea, minha queridona! Bjos e sdds.😘🥰

    ResponderExcluir
  45. De Fátima Cabral:
    Ola amiga.
    Como sempre, muito boa teflexão para começar meu dia.
    É exatamente isso, trabalho àrduo e constante, muita auto observaçao.
    E como cada momento é único, vamos, a cada dia, aprendendo algo novo, desde que estejamos aberto a essa grande aventura de penetrar no nosso interior.
    Saudades. 😘🥰🌹

    ResponderExcluir
  46. De Jaque:
    Oi, querida!
    Este seu texto é um incentivo a auto investigação, quem eu realmente sou? O que ainda me abala? O que devo e posso melhorar? Como? Eu quero? Quais "ferramentas" eu tenho p/ me tornar uma pessoa melhor p/ mim e p/ o outro?
    Só de estar se questionando já é um trabalho de movimento, já é uma tremenda melhora!
    👏👏
    Já temos ganha em alguma medida, a consciência da nossa evolução nesta encarnação, ou seja, não está passando em branco, estamos no caminho certo, estamos indo no caminho do Dharma!
    👏👏🌻🌻😘😘

    ResponderExcluir
  47. De Rose Germano:
    Oieeee!!!🥰Saudades!! Ótima reflexão.Jesus Cristo já nos ensinava o Caminho. Caminho esse infinitamente longo(mas nem por isso triste ou difícil). Acho que nunca, realmente, nos conheceremos totalmente. Somos como um livro que a cada (ré-)leitura descobrimos coisas novas, pois a cada passo que damos conhecemos mais e mais de tudo. Gostoso pensar nisso! 🌟🌟🌟

    ResponderExcluir
  48. De Andrea C. Carneiro:
    Maravilhoso! 👏🏻🥰🥰🥰

    ResponderExcluir
  49. De Rejane Meyer:
    Excelente texto, grande verdade!
    Boa noite na proteção de seus guardiões.

    ResponderExcluir
  50. De Vera Sarn:
    Muito bom e verdadeiro, Andréa …e o autoconhecimento é uma exploração que não tem fim!!🍀🌻🌷😘

    ResponderExcluir
  51. De Gisela Amaral:
    Excelente análise. Eu acho que só qdo estivermos mais velhos, beirando a insanidade é que por fim, viemos à nos conhecer. A vivência e experiência da vida nos mostra. Minha humilde opinião, 😄💋❤️

    ResponderExcluir
  52. De Rô Yoga:
    Bom dia 🌹
    Adoro suas mensagens, sempre inspiradoras e que sempre mefazem refletir sobre o que é a minha vida e quais são os meus sentimentos sobre tudo que vivi, acreditei ou que preciso mudar para sentir realmente o que é a verdadeira eu ou o que os outros querem que eu seja.
    Com os meus 70 anos não preciso dar satisfação a ninguém do que eu gosto ou do que faço mas o sistema que me criou, nem sempre me deixa ser verdadeira ou seja, quem eu sinto quem sou de verdade.
    Resumindo tudo, realizei quase tudo o que quis ou o que foi possível fazer de mim, mas fui e sou feliz acima de tudo.
    Saudades de vc minha linda ❤️

    ResponderExcluir
  53. De Marcia Conde:
    Oiê Andrea 🙋🏻‍♀️
    Tudo bem com você ?
    Linda reflexão como sempre ! verdadeira e cotidiana.

    ResponderExcluir
  54. Gostei deste texto tão reflexivo sobre autoconhecimento. Continue "doidinha de tudo", minha Amiga.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada minha querida, ótima semana para você também 😘💋

      Excluir
  55. Un artículo interesante. Posiblemente nunca lleguemos a conocernos del todo, labor del camino de vivir, supongo... Gracias.
    Saludos y bondades. 🌞

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MELANCOLIA

GRATITUDE