COMPREENDER
COMPREENDER
texto: Andrea Giovanna
imagens: família e amigas
Sei que vivemos momentos difíceis onde presenciamos familiares e amigos brigando entre si, deixando de se falarem e até mesmo cancelando uns aos outros de suas vidas.
Confesso que isso muito me entristece.
Graças a Deus - na minha família e círculo de amigos - podemos discordar, discutir idéias, as vezes até uma discussão mais calorosa, mas jamais nos desrespeitamos ou utilizamos falas ofensivas: chamando de "burro", "idiota, "falta de caráter", ou tantos outros desrespeitos que vemos por aí.
Durante alguns anos, dei aula de etiqueta social, profissional e à mesa e sempre tentei mostrar que a elegância vem da alma. Que não adianta saber qual roupa usar em determinadas ocasiões, os talheres e louças adequados, se não tiver uma atitude elegante.
Também tem a Netiqueta, que é um conjunto de normas de conduta para uma boa convivência no mundo virtual, nas redes sociais, onde as pessoas tem se mostrado agressivas, empoderadas, não respeitando os direitos e deveres de cada um.
Quanta deselegância e desrespeito!
Mas o pior é o ódio, a raiva que circula, e que um diz ao outro que é ele que destila esse ódio.
Entendo que cada um em suas convicções crê que esteja certo, mas daí não entender que o outro nas convicções dele também se acha certo é falta de entendimento da vida em si.
Não creio que estejamos vivendo o pior momento da sociedade, acredito na lei do progresso e da evolução humana e se olharmos historicamente falando, poderemos constatar.
Então, que possamos discordar e entender, que compreender não é acatar. Não preciso concordar com nada, mas respeitar, e democraticamente seguirmos discordando com empatia.
E principalmente entendendo que as divergências fazem parte da vida e que compreender é simplesmente e nada mais que compreender.
Muito legal,falaste exatamente o que não pode faltar: o RESPEITO! Divergências existem, mas cada um deve ao outro respeitar! Imagina no final da eleição, seja quem for o eleito! Aff... Cada uma! beijos, chica
ResponderExcluirDe Maria Julia Gianese
ResponderExcluirTexto lindo e verdadeiro!Continue assim ...tuas palavras são um primor. 👏👏👏👏👏👏👏😘
De Isabel SP:
ResponderExcluirConcordo totalmente! 😃🪄👏👏👏
De Letícia:
ResponderExcluirOi meu amor. Muito oportuno no atual momento. E, sempre seu , seu entendimento muito bem colocado nas observações. Parabéns, você colocou meu pensamento no seu bem redigido texto. 😘
De Rosana Pinkovai:
ResponderExcluirOi Andrea andei lendo seus textos e amei. Sempre abordando temas atuais com clareza e colocando um pontinho de reflexão na cabeça das pessoas. Esse texto vou curtir lá no Instagram. Infelizmente muitos amigos e familiares entrando em conflito por causa de política. Saber respeitar o ponto de vista de cada um é uma arte…
De Rosimere:
ResponderExcluirFaço das suas palavras e reflexão as minhas também.
Muito chato e triste este momento.
Enfim... que ganhe o que tem que ganhar e que o Brasil e brasileiros merecem.
Bjos neste coração.
Boa noite e bom descanso.
De Vivi:
ResponderExcluirPelo caminho da empatia ❤️
De Sônia
ResponderExcluirBelo texto Andrea!
Aliás vc escreve muito bem 👏👏👏👏
De Lauro:
ResponderExcluirVerdade, Andrea. Temos muito que aprender. Respeitando tudo que nós rodeia, c/ simplicidade, e amor!!!bjos👏❤️🌟
De Maria Seixas:
ResponderExcluirTempos difíceis, minha amiga! Disse tudo no seu texto , elegância vem da alma! Haja paciência p isso tudo que estamos vivendo!
🥰❤️😘
De Antônio De La Rúbia:
ResponderExcluirOi Andrea
Mais um texto fantástico, muito bem escrito e principalmente, verdadeiro.
Parabéns
Bjs
De Luciana Gurgel:
ResponderExcluirParabéns amiga. Ótimo texto. Essa é a ideia. Respeito mútuo.
De Maria Helena (Cruzeiro)
ResponderExcluirQue beleza de texto, Andrea! Concordo com tudo e assino embaixo. Obrigada por compartilhar! Parabéns! Bjs
De Suzie:
ResponderExcluirIsso aí Andrea🥰
De Noêmia:
ResponderExcluirPerfeito!💖💖
De Miriam SP:
ResponderExcluirÉ isso mesmo. O problema é que é difícil aceitar as pessoas como elas são e não como gostaríamos que elas fossem. Só que as pessoas são bem diferentes umas das outras no que diz respeito a valores, opinião, crença, conceitos, educação, gostos, cultura e até maturidade.
Aceitar não quer dizer concordar, mas respeitar e ser tolerante com quem não pensa da mesma forma, a não querer fazer prevalecer nossa opinião, nossa crença, nosso ponto de vista.
Essa é uma atitude fundamental para viver bem em sociedade.
😊😘
De Vicente Cruz:
ResponderExcluirPerfeito ❤️🌹
Amiga, que texto bom de ler, ainda mais com o momento atual de tantas divergências políticas.
ResponderExcluirRespeito é a palavra chave.
Para compreender é preciso saber respeitar as diferenças, acolher a opinião do outro sem julgamentos.
Bjs querida, continua trazendo por aqui textos que nos leva a refletir.
De Suzana BP:
ResponderExcluirMaravilhoso, que texto lindo e esclarecedor amiga, concordo com vc,bjs querida❤️
De João Claudio:
ResponderExcluirLindo!!!!❤️❤️❤️
De Elenice:
ResponderExcluirQuerida Andrea, trabalho na loja da Latam, e observo isso a todo instante, é muito desrespeito e falta de tolerância ao próximo. Lindo e verdadeiro seu texto. Um beijo querida. Vou lembrar sempre de vc qndo a atitude for elegante.👏👏🥰🥰
De Beth Barão
ResponderExcluirBelas palavras querida ,como sempre💕💕🥰🥰
De Georgete Santos:
ResponderExcluirVc sempre de parabéns pela boa energia 👏🏼👏🏼👏🏼😘
De Gisela Amaral:
ResponderExcluirÉ muito verdade o que dizes neste texto. Está tudo uma bagunça. E as pessoas não procuram um equilíbrio. Eu creio no fato de que, somos todos pura energia. E dependendo como canalizamos, ela é boa ou ruim. Estamos indo de encontro a uma nova era. E as ondas magnéticas do planeta influência sobre nós. Tenho comigo que não é nada fácil das pessoas entenderem e evoluirem. Dereveriam estudar mais, ler mais se informarem mais a respeito disto. Já que muitos acreditam nos signos, procurem entender melhor. Parte da resposta esta ligado à nossa fonte de energia universal. Assim ficaria mais fácil das pessoas compreenderem, que a partir de si, tudo pode mudar. Mas é complicado precisa ter força de vontade. E as pessoas estão perdidas. Não despertaram ainda. E como sempre, lindo sua linha de pensamento. Parabéns pelo texto.😘👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
De Márcia Conde:
ResponderExcluirConcordo com tudo querida amiga 👏🏻
Saudade das suas aulas de etiqueta !
Ô tempo bom 🥰
De Márcia Pullig:
ResponderExcluirPerfeito!!!!
Bjssss… saudades
De Germano e Rose:
ResponderExcluirBom dia! Muita gratidão e alegria! Ótimo texto! A desavença aparece quando o diálogo deixa de ser exposição de ideias e interpretações para tornar-se imposição ao outro. Continue nos iluminando com tuas visões.✨🌟😘
Muito bom quando o amor prevalece sobre as diferenças, intolerância, ignorância. Tudo fica mais leve. Parabéns.
ResponderExcluirDe André Acioli:
ResponderExcluirMuito oportuno para o momento em que vivemos, minha amiga!
Excelente texto!!!
Bjs
De Cristina Ciotola:
ResponderExcluirEsse texto aborda uma situação muito comum, nos últimos tempos.
Infelizmente o desrespeito, a intolerância, a ofensa, a violência e o ódio têm sido a atitude de muitas pessoas e muitas vezes esses comportamentos são naturalizados por parte da sociedade.
Que bom que na sua família e no seu grupo de amigos isso não acontece, você é uma privilegiada.
Eu, particularmente, nunca pensei que fosse viver momentos tão difíceis e desafiadores, onde as pessoas parecem que se esqueceram dos valores que devemos cultivar para vivermos em sociedade, o respeito, a solidariedade, a compaixão, a empatia, o amor e tantos outros!
Que Deus nos ajude a passarmos por tantas provações. 🙏🏻🙏🏻🙏🏻😘😘😘
A tolerância em relação às ideias de cada um é muito importante. O seu texto é muito oportuno porque estamos num tempo em que quem não pensa como nós está errado. Ora, errado é não aceitar o ponto de vista dos outros. Gostei da reflexão que nos traz.
ResponderExcluirUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
De Vanessa Carlos:
ResponderExcluirBela reflexão❤️
De Isa Kokay:
ResponderExcluirOi minha querida!!
Acho que vivemos hj um momento crucial nesse sentido, mais até do que a própria pandemia que assolou o mundo inteiro.
A pandemia nos trouxe uma grande reflexão, de que não existe raça, credo e ou qq distinção entre as pessoas. Foi um grande presente de Deus para olharmos para todos igualmente, e principalmente para mergulharmos em nós mesmos, ( apesar de todas as “perdas”). Foi um convite para o auto conhecimento. Pena que nem todos nós soubemos abraçar.
O respeito entre as diferenças, é fundamental, e esquecemos que somos regidos por uma Força Maior que tudo sabe além de nossas imensas limitações.
Ainda hj, vemos muitos vociferarem uns contra os outros. Triste!
Sinto falta desse discernimento. O discurso de ódio que está em voga, não é definitivamente “elegante “. Devemos fazer o cadinho que nos cabe, sem nos iludirmos com o imediatismo.
Com certeza, os planos Divinos são melhores.
Sigamos fazendo o papel que nos cabe.
PS: mas devo dizer que fico muito triste em ver figuras “importantes” do espiritismo, contribuírem com essa conduta. Mas enfim… todos nós estamos aqui para aprender, e o auto conhecimento é a chave.
Parabéns querida!!
🕊🤍🙏🏻👏🏻👏🏻
O Brasil tem vivido realmente tempos muito agitados com famílias divididas pela política.
ResponderExcluirConcordo com o que defendeu no seu texto... O respeito é fundamental em todas as situações.
Gostei muito de a ver nas fotos...
Um domingo calmo e democrático. Abraço grande.
~~~~~~
Vivemos num tempo em que se continua a valorizar mais o parecer, do que o verdadeiramente ser... e se pensarmos bem... as novas tecnologias, com as redes sociais, acabaram por alimentar mais, esta realidade paralela que as pessoas criaram para si mesmas... e para os outros. Enfim! Vivemos tempos em que o assoberbamento do ego predomina, mas não o bom senso, a compreensão e as boas regras de convivência...
ResponderExcluirUm belíssimo texto, que tão bem aborda esta realidade dos tempos actuais...
Beijinho! Bom fim de semana!
Ana
Saudades, Andrea!
ResponderExcluirEm modo de pacificação,
tenho literatura brasileira no A Vivenciar a Vida. Vai gostar.
Desejo que se encontre bem. Beijos.
~~~~
De Angela Martins:
ResponderExcluirSempre digo isto, Giovana. Elegância não é vestir-se bem ou saber usar os talheres e copos à mesa, mas sim ter uma postura amável, seja com quem for. Palavras e atitudes que não agridam. Como D. Therezinha dizia, sempre com seu sorriso lindo: "Aceito, mas não concordo com seu ponto de vista..."
Assim é uma boa forma de evitarmos confrontos e discussões inúteis, que geram clima hostil e adversidade até entre amigos e familiares.
Espalhando o bem e a simpatia, estaremos contribuindo para um mundo mais feliz !
Obrigada meus amigos queridos 🌻😘
ResponderExcluirOi, Andréa,
ResponderExcluirAchei o seu texto e concordo com você, é essa a postura que temos que ter ante a situação em que fomos postos. Mas veja que eu disse 'em que fomos postos' e não algo como 'a situação que nos ocorreu'. E a situação em que fomos postos me parece que foi planejada nos mínimos detalhes. Um dos detalhes era justamente o de causar divisões entre as pessoas (velha tática política, usada todas as vezes que o grupo dominante deseja evitar a união do povo, pois isso resultaria em dificuldades para a dominação que eles precisam exercer).
Então, é compreensível que tenha havido tantos ódios e tals, pois era isso mesmo que esperavam.
Beijo e bom fim de semana
Obrigada pelo comentário, bjsss
ResponderExcluir